CLASSIFICAÇÃO DE VASOS DE PRESSÃO
Segundo a NR13 os vasos de pressão são classificados em categorias segundo o tipo de fluido e o potencial de risco.
Em resumo, conhecendo essas duas informações e possível classificar o vaso de pressão conforme a tabela no final da página. Estas informações são muito importantes na inspeção NR13, pois assim é definido a periodicidade das próximas inspeções NR13.
Classificação de fluidos segundo a NR13
Os fluidos contidos nos vasos de pressão são classificados conforme descrito a seguir segundo a NR-13:
CLASSE “A”: – fluidos inflamáveis; – combustível com temperatura superior ou igual a 200º C; – fluidos tóxicos com limite de tolerância igual ou inferior a 20 ppm; – hidrogênio; – acetileno.
CLASSE “B”: – fluidos combustíveis com temperatura inferior a 200º C; – fluidos tóxicos com limite de tolerância superior a 20 (vinte) ppm;
CLASSE “C”: – vapor de água, gases asfixiantes simples ou ar comprimido;
CLASSE “D”: – água ou outros fluidos não enquadrados nas classes “A”, “B” ou “C”, com temperatura superior a 50ºC. 1.1.1 – Quando se tratar de mistura, deverá ser considerado para fins de classificação o fluido que apresentar maior risco aos trabalhadores e instalações, considerando-se sua toxicidade, inflamabilidade e concentração.
Classificação do grupo de potencial de risco em vaso de pressão segundo a NR13
Os vasos de pressão são classificados em grupos de potencial de risco em função do produto “PV”, onde “P” é a pressão máxima de operação em Mpa e “V” o seu volume geométrico interno em m³, conforme segue:
GRUPO 1 – PV ≥ 100
GRUPO 2 – PV < 100 e PV ≥ 30
GRUPO 3 – PV < 30 e PV ≥ 2.5
GRUPO 4 – PV < 2.5 e PV ≥ 1
GRUPO 5 – PV < 1
Ainda segundo a NR13, vasos de pressão que operem sob a condição de vácuo deverão enquadrar-se nas seguintes categorias: –
categoria I: para fluidos inflamáveis ou combustíveis; –
categoria V: para outros fluidos.
Na tabela a seguir, cruze os dados do fluido com o grupo potencial de risco calculado pela formula acima e encontres a categoria.
[supsystic-tables id=’1′]
Notas: a) Considerar volume em m³ e pressão em MPa; b) Considerar 1 MPa correspondente à 10,197 Kgf/cm².
Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com a Rotger Eng. clicando aqui – Inspeção NR13 é nossa expertise.